icone

Microbiota Intestinal

O termo microbiota intestinal refere-se à população de micro-organismos, como bactérias, vírus e fungos, que habitam todo o trato gastrointestinal. Para acessar mais informações, exclusivas para profissionais de saúde, sobre a importância da microbiota intestinal na primeira infância, acesse esta categoria.

Fórmula Infantil com Predominância de Soro de Leite Induz Microbiota Fecal Semelhante à Encontrada em Crianças Amamentadas

OBJETIVO: Comparar os efeitos de uma fórmula infantil e o leite materno na microbiota intestinal, crescimento e tolerância de lactentes.

MÉTODOS: Estudo prospectivo aberto com grupos paralelos com recém-nascidos saudáveis. Foram selecionados 60 lactentes e 55 completaram o estudo. Destes 55 lactentes, 21 estavam em aleitamento materno e 34 receberam a fórmula infantil de estudo, com predomínio de soro do leite, baixa concentração de fosfato (31 mg/100 kcal), quantidade de proteína reduzida (1,8 g/100 kcal), lactose como única fonte de carboidratos e com perfil de aminoácidos e efeito tampão semelhante ao leite materno. Aos 30 e 60 dias de idade, a contagem de bactérias foi determinada utilizando hibridização in situ fluorescente e cultura, também foram avaliados o crescimento e tolerância digestiva.